Floresta Ativista

A Floresta Ativista é um ecossistema ativista de coletivos, redes, iniciativas e pessoas com vontade de construir e estar em comunidades. Um lugar onde os mais diferentes temas, lutas e causas se encontram e se misturam.

Um terreno fértil de onde brotam agendas comuns e projetos que fortalecem as principais LUTAS CIVILIZATÓRIAS da nossa geração.

A Floresta Ativista é a evolução de um modelo de atuação que, ao longo de mais de 20 anos, revolucionou o campo da cultura no Brasil. Partindo dos princípios da economia solidária, do associativismo e do cooperativismo, somos uma rede colaborativa e descentralizada que aplica esse legado em uma ampla gama de causas sociais.

A Floresta Ativista é o ponto de encontro de coletivos, indivíduos e projetos que buscam, de forma consciente e autônoma, construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Operamos como um ecossistema, onde o respeito à diversidade e à pluralidade de identidades é a base para a criação de soluções sistêmicas. Nosso propósito é mapear e conectar essas iniciativas, fomentando a autonomia dos sujeitos e o alcance de uma sustentabilidade pautada pelo uso e desenvolvimento de tecnologias sociais.

Marielle Ramires teve um papel central na concepção e difusão da Floresta Ativista. Ela entendia que era preciso articular diferentes lutas como um único coro pela terra. Assim, ajudou a conectar coletivos urbanos a lideranças amazônicas, mídias independentes a campanhas de base, e articulou a construção de um espaço comum – tanto virtual quanto físico – para esses encontros. Em Brasília, esse esforço resultou na criação da Nave Brasília, um espaço que passou a sediar encontros da rede Floresta Ativista e que hoje abriga a Fundação Marielle Ramires.

Histórico e estrutura: A rede Floresta Ativista se organiza de forma descentralizada. Através de uma plataforma digital colaborativa (rede.florestaativista.org), ativistas podem se cadastrar, formar grupos de trabalho, divulgar eventos e compartilhar notícias. Marielle figurava como um dos perfis mais ativos, sempre impulsionando campanhas integradas – por exemplo, conectou a pauta da Marcha das Mulheres Indígenas com discussões nas redes urbanas, gerando sinergias inéditas. Em 2023, na IV Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília, a memória de Marielle foi homenageada na abertura do evento, reconhecendo-a como aliada poderosa na luta pelos direitos das mulheres indígenas. Esse reconhecimento mostra como ela transitava com respeito e humildade entre diferentes segmentos.

Fundação Marielle Ramires

Informação

contato@marielleramires.org

Endereço

São Paulo, SP

Links

Contato

Privacy Policy

Terms and Conditions

FAQ

This website uses cookies to provide you with the best browsing experience.

Accept
Decline